MunicípiosNotícias

Serviços do Detran e do Planserv são inaugurados no posto da Rede SAC em Guarajuba

O Ponto Cidadão de Guarajuba – unidade avançada de atendimento da Rede SAC – acaba de ganhar 55 novos serviços. A novidade, que leva para o portfólio do posto a parceria entre a Superintendência de Atendimento ao Consumidor, o Planserv e o Detran, foi inaugurada nesta terça-feira (23) pelo secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. Estavam presentes o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, e a coordenadora-geral do Planserv, Cristina Cardoso.
Com a incorporação dos novos serviços, a capacidade do posto passa de 3.740 atendimentos mensais para 5.720, um aumento equivalente a 53% do fluxo da unidade. Na opinião da professora Kadja Grimaldi, que esteve no posto nesta terça (23), a expansão no escopo de serviços é uma boa notícia. “O Ponto Cidadão é uma conquista muito grande para os moradores da região. Sempre que precisamos resolver algo, enfrentamos a distância e o trânsito, e ter uma unidade do SAC aqui perto é uma facilidade muito grande. Com Detran e Planserv aqui, melhor ainda”
Para realizar serviços do Detran, por exemplo, o cidadão antes precisava recorrer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Camaçari, a 35,5 quilômetros de distância do local, ou aos postos SAC Camaçari e Lauro de Freitas, ambos distantes 40 quilômetros do Ponto Cidadão da localidade. Para o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, a parceria, que é uma iniciativa para encurtar a distância entre o Poder público e a sociedade, tem como vantagem adicional o alívio nas demandas do Ciretran de Camaçari. “Ter mais uma opção de atendimento ao contribuinte representa não só comodidade pela proximidade, mas, também, menor tempo de espera em cada uma das unidades”, comentou.
Para dar conta dos 21 serviços de habilitação e veículos prestados por conta desta parceria, o Ponto Cidadão precisou se adequar. Além do treinamento dos colaboradores, a unidade ganhou uma impressora específica e uma estação para as provas teóricas, composta de três microcomputadores exclusivos para a avaliação. “O futuro motorista já pode sair daqui com a prova prática, lá no Ciretran, agendada”, acrescentou Gomes.
Projeto piloto
 
A oferta de serviços do Detran e do Planserv na unidade de Guarajuba se configura como um projeto piloto para a Rede SAC. “O formato dessas órgãos possibilita a interiorização de vários serviços essenciais à população”, explicou Edelvino Góes. “Trabalhamos de forma a tornar a prestação desses serviços cada vez mais eficaz, e nesse sentido, a escolha de Guarajuba como primeiro Ponto a receber essa novidade é estratégica. A região de Monte Gordo é um verdadeiro vetor de desenvolvimento, se tornando mais e mais populosa com o passar dos anos. Aqui, conseguimos atender à demanda da população e acompanhar de perto as nuances da implementação dos serviços. Queremos deixar o processo 100% ajustado antes de expandir para as outras unidades”.
Expansão é a palavra de ordem também para a assistência à saúde dos servidores públicos do Estado. “O objetivo é ampliar serviços para o maior número de unidades da Rede SAC, de modo a atender à demanda de nossos mais de 500 mil usuários”, disse a coordenadora-geral do Planserv, Cristina Cardoso.
O Ponto Cidadão de Guarajuba, que completou três anos em dezembro do último ano, disponibiliza serviços de inscrição no CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade, antecedentes criminais e serviços do CEPREV, além dos novos do Planserv – como inclusão e reembolso –, da carteira nacional de habilitação – adição de categoria, alteração de dados, transferência, permissão internacional para dirigir e prova eletrônica, entre outros – e de Veículos – 2ª via de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e consultas.
Localizado no Guarajuba Shopping, na Rodovia BA 099, Km 42,5, lojas 23, 24 e 25, o Ponto Cidadão Guarajuba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.  Para informações sobre serviços e horários de atendimento, a Saeb disponibiliza o site da Rede SAC, os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel) e o aplicativo SAC Mobile.
Fonte: Ascom/Saeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *