CiênciaNotíciasSaúde

Nódulos na tireóide vão afetar 60% da população

A Sociedade Brasleira de Endocrinologia estima que nódulos da tireóide vão afetar 60% da população brasileira no decorrer da vida. Essas alterações podem afetar diversas funções do organismo, além do que 5% são cancerígenas. Sobre o assunto, o programa Cotidiano conversou com o radiologista Gleidson Viana.

Segundo ele, os nódulos na tireóide são mais recorrentes em mulheres e idosos, mas mesmo asssim, a ocorrência é muito alta na população. A glândula da tireóide é a que regula todo o nosso sistema e o hormônio produzido por ela é essencial para todo o funcionamento correto do corpo, como temperatura, sono, controle emocional, funcionamento intestinal, controle do peso. Segundo o médico, inflamação, excesso ou redução do hormônio da tireoide causam problemas no corpo humano, desencadeando sintomas como ganho de peso, sonolência e entre outros.

Quem suspeitar ter problemas na tireóide deve procurar um endocrinologista, que vai examinar a região do pescoço e pedir os exames complementares que vão avaliar a tireóide. Segundo o médico, o melhor exame de imagem para esta avaliação é a ultrassonografia, mesmo que sejam pequenos os nódulos. Com este exame juntamente com o de sangue o médico faz o acompanhamento e verifica a existência ou não de nódulos, e se são malignos ou benignos.(EBC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *