EleicõesNotíciasPolítica

Em Salvador, 23 vereadores são virtuais candidatos a deputado

A pouco mais de um ano para a corrida eleitoral de 2018, mais da metade dos vereadores de Salvador já se movimenta nos bastidores para emplacar uma candidatura a deputado estadual ou federal. Levantamento feito pelo CORREIO aponta que ao menos 23 vereadores, entre os que cumprem mandato e os licenciados, estão no páreo por uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara.  Oito deles têm a candidatura dada como certa – três da oposição e cinco da base aliada à prefeitura.

Um deles, Maurício Trindade (DEM), prepara sua candidatura a deputado estadual, cargo que já ocupou de 2003 a 2007. Hilton Coelho (PSOL), Paulo Magalhães Júnior (PV) e Luiz Carlos Suíca (PT), que já se candidataram em outras eleições, devem tentar novamente uma vaga na Assembleia. Joceval Rodrigues (PPS), por sua vez, concorreu em 2014 a deputado federal, mas ficou na suplência. Em 2018, o alvo será o Legislativo estadual, mas Brasília ainda se mantém no radar.

Entre os licenciados, Paulo Câmara (PSDB) é outro nome que aparece como certo na bolsa de apostas. Ele assumiu recentemente a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos, órgão vinculado à Secretaria de Governo da Presidência da República. O cargo, considerado estratégico. o fortalece buscar uma eleição a deputado estadual. Tiago Correa (PSDB) e Carlos Muniz (PTN) completam a lista de vereadores que devem concorrer no próximo ano.

A busca por prefeitos e lideranças do interior, aliada à defesa de bandeiras populares, fazem parte da estratégia dos vereadores para musculatura antes da corrida eleitoral. A estimativa, a princípio, é de que o ponto de corte para sonhar com a vitória seja em torno de 40 mil votos. O que representa de duas a três vezes mais do conquistado por eles na eleição de 2016.

Possibilidades
Na lista dos prováveis, dois podem tentar a Câmara dos Deputados. O vereador-celebridade Igor Kannario (PHS), eleito pela primeira vez no ano passado, é um deles. Pesquisas internas do partido indicam que ele tem conquistado boa pontuação nos 50 maiores municípios baianos, o que pode viabilizar uma candidatura ao Congresso, embora a Assembleia também esteja nos planos.

Nos bastidores, Sílvio Humberto (PSB) começou a discutir a hipótese de candidatura com o movimento negro, principal base de votos do socialista. No momento, a disputa pela Assembleia, em dobradinha com o deputado federal Bebeto (PSB), é o caminho mais cogitado.

Candidato a deputado nas últimas quatro eleições, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) pode novamente tentar a sorte na Assembleia ou na Câmara Federal, cargo que concorreu em 2014. Nas três anteriores, ele concorreu ao Legislativo estadual.

De todos, o DEM é o partido que reúne a maior quantidade de virtuais candidatos entre os vereadores. Além de Maurício Trindade, Orlando Palhinha pode tentar uma cadeira de deputado estadual, como fez nas eleições de 2006 e 2014.

Leo Prates, presidente da Câmara Municipal, é outro nome forte da legenda cotado para a batalha pela Assembleia. Apesar de ser considerado peça certa no xadrez da sucessão, Prates ainda se diz indefinido sobre 2018.

O vereador licenciado Claudio Tinoco também surge na lista de prováveis candidatos do DEM a deputado estadual do ano que vem. Secretário municipal de Turismo e Cultura, Tinoco tem em mãos um cargo cuja visibilidade lhe coloca com boas chances na corrida. Completa a lista o novato Alexandre Aleluia, filho do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM).

Assim como Tinoco, Geraldo Júnior (SD), que comanda a pasta de Trabalho, Emprego e Esporte, tem no cargo um trampolim para se viabilizar. Outro licenciado, Alberto Braga (PSC), chefe da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), também se movimenta para concorrer à Assembleia.(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *