ItaparicaNotíciasVera Cruz

Desenvolvimento da Ilha: Itaparica sai na frente, mas o benefício é de todos

Nesta sexta-feira (19) a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda esteve com o secretário de Infraestrutura Hídrica do estado da Bahia tratando sobre o Plano de Saneamento Básico de Itaparica, e sua adequação ao Plano de Abastecimento da Região Metropolitana desenvolvido pela pasta estadual. A ordem de abrangência deste plano envolve 4 municipios. Itaparica e Pojuca já deram sinal verde para a cooperação técnica entre os municipios e o estado, restando Vera Cruz e Jaguaripe se posicionarem para que as medidas se tornem efetivas.
Os problemas no abastecimento de água, o saneamento básico e a coleta de lixo são recorrentes situações na Ilha de Itaparica. Tanto que, no verão, o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius, ‘endureceu o discurso’ com o governo do estado para que a Embasa tomasse medidas a respeito dos problemas de falta d’água na ilha.
O desempenho estratégico de um dos gabinetes dos municípios que compõem a Ilha de Itaparica tem sido fator determinante para encontrar junto ao governo do estado melhorias e projetos para ambas as cidades, mas é preciso que efetivamente as duas chefias tomem passos em conjunto, para que este desenvolvimento e este olhar ímpar que o governador Rui Costa tem dado para a Ilha seja aproveitado irrestritamente em ambos os municípios.
Recentemente a prefeita de Itaparica esteve com o presidente do TRE-BA para tratar do recadastramento biométrico e disponibilizou efetivo e espaços para que o recadastramento seja amplo. O Fórum Eleitoral, apesar de estar no território de Itaparica, abrange ambos os municipios da Ilha, e Vera Cruz possui um número de eleitores bem maior que o município vizinho, chegando a quase o dobro. Porém, a porcentagem de eleitores recadastrados ainda é pequeno em ambos. Nesse sentido, não apenas os chefes do Executivo, mas também os vereadores devem manifestar apoio ao recadastramento, pois além de ser um ato de cidadania, trata-se dos eleitores que os levaram aos seus cargos eletivos.
O momento é de organização interna, visto o desempenho de ambos os municípios a favor da Educação e da Infraestrutura, mas é também o momento de por em prática os discursos de unidade e fazer com que a busca por melhorias diante do governo do estado sirvam tanto para Itaparica (que tem estreitado os laços com o governador) tanto para Vera Cruz (que está interligada de forma siamesa com o município vizinho em quase todos os projetos de infraestrutura do governo).
É tempo de união na busca do melhor para a Ilha de Itaparica.
Da redação:
Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *