Saúde

Você ingere 6 vezes mais sal do que imagina

Quanto sal você ingeriu em seu último almoço? Se fez a refeição fora de casa, em um restaurante de fast food, por exemplo, esse valor deve ser bem maior do que imagina. Um estudo publicado no periódico Journal Appetite mostrou que as pessoas acreditam que ingerem seis vezes menos sódio do que realmente estão consumindo. A pesquisa foi feita com consumidores de grandes redes de lanches e fast foods.

Essa confusão acontece porque as pessoas não usam tanto sal em suas próprias comidas feitas em casa, mas os restaurantes costumam usá-lo em quantidades muito maiores para destacar o sabor dos alimentos. Também é usado como conservante para estender a vida útil da comida, então até alimentos que não pareçam salgados podem conter uma grande quantidade de sódio.

Como resultado, 89% dos americanos acabam consumindo sal em excesso. O limite de sal diário é de 2,300 miligramas, algo como uma colher de chá, de acordo com a recomendação de órgãos públicos. Já os americanos consomem, em média, 3,600 miligramas todos os dias. Sal em excesso faz o corpo reter água, o que aumenta a pressão sanguínea e pode até afetar o coração, os vasos sanguíneos, o cérebro e os rins. O consumo excessivo de sódio pode levar à hipertensão, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, de acordo com a Escola de Saúde Pública T. H. Chan de Harvard.

Para testar a noção sobre o sódio entre as pessoas que consomem fast foods, os cientistas fizerem uma enquete com consumidores que estavam em franquias famosas de lanches, muitas existentes no Brasil. Quando questionados sobre a quantidade de sódio que acreditavam estar ingerindo, a resposta média foi de 200 mg, quando na verdade uma refeição dessas costuma ter cerca de 1,300 mg, mais da metade de consumo por dia, um número 650% maior.(Minha Vida)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *