Política

Vereador ao lado da mobilidade

 

Sabá propõe equipamentos de locomoção para atendimento às pessoas com necessidades especiais e idosas nas agencias bancárias

Pessoas com necessidades especiais e idosas enfrentam no dia a dia problemas com mobilidade reduzida em Salvador. A inclusão, infelizmente, ainda não é uma realidade em diversos segmentos, principalmente nos estabelecimentos bancários. O vereador Sabá (PV) propõe um projeto de lei que visa melhorar a mobilidade destes atores sociais, obrigando a disponibilização de equipamentos de locomoção para atendimento destas nas agências bancárias da cidade.

Os equipamentos sugeridos são cadeiras de rodas, motorizadas ou não. Além disso, os estabelecimentos bancários deverão reservar área devidamente adaptada e sinalizada para manter os equipamentos, afixando placas indicativas em locais de fácil visualização. De acordo com o vereador, “são notáveis as dificuldades enfrentadas em diversas situações, onde o fato simplesmente de se deslocar a agência bancária para efetuar um saque, pagamento de uma conta, entre outras situações, se tornam tarefas extremamente penosas para as pessoas idosas e com necessidades especiais, que muitas vezes recorrem ao auxílio de estranhos, pois não há uma atenção e nem equipamentos apropriados”, frisou.

O projeto de Lei pede ainda que, caso haja descumprimento, fica o estabelecimento sujeito a multa, suspensão temporária das atividades e interdição, total ou parcial das atividades. As agências bancárias terão o prazo de 90 (noventa) dias para adequar o local, após a regulamentação da lei. “O nosso projeto garante, dessa forma, o princípio fundamental da sociedade inclusiva, assegurando e promovendo, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, objetivando à sua inclusão social e a cidadania”, concluiu Sabá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *