Tecnologia

Spotify deve se aventurar em hardware e criar gadget para ouvir música

Após se consolidar como a plataforma de streaming musical mais popular do mundo, o Spotify está tentando navegar por águas um pouco diferentes daquelas com as quais está acostumado: hardware. Ou seja, a plataforma quer atuar não apenas no mundo virtual, mas também criar um produto (ou produtos) que as pessoas possam usar em parceria com as músicas do serviço.

A indicação dessa nova empreitada foi flagrada em um anúncio de emprego no próprio site do Spotify. Nele, a empresa busca um gerente de produto sênior para hardware e a descrição deixa bem clara as possíveis intenções da companhia:

“Estamos à procura de um gerente de produto sênior apaixonado e experiente que irá juntar-se à equipe de Plataforma e Experiência de Parcerias trabalhando para criar experiências contínuas e criativas do Spotify por meio de dispositivos de hardware totalmente conectados. Você vai estar liderando uma iniciativa para entregar hardware diretamente do Spotify para clientes atuais e novos; um produto que defina uma categoria, semelhante ao Pebble Watch, Amazon Echo e Snap Spectacles”.

Spotify único e portátil

Apesar dessas informações não deixarem muito claro o que vai ser esse novo produto, dá para imaginar que se trata de algum dispositivo de áudio conectado à internet exclusivo do Spotify, talvez servindo como um “iPod” conectado diretamente ao banco de dados da plataforma, capaz de transmitir os áudios disponíveis e, quem sabe, até armazenar conteúdo offline.

A única coisa que dá mais dados para especularmos é a comparação com dispositivos já existes e que – coincidência ou não – são produtos bem únicos em suas funções. O Pebble Watch é um tipo de relógio inteligente que não possui um sistema operacional próprio totalmente funcional, ao contrário de outros, e trabalha fornecendo notificações e informações obtidas por meio de um smartphone com Android ou iOS.

O Amazon Echo é um receptor de comandos de voz que se conecta com outro produto da Amazon, a Alexa, uma assistente pessoal com inteligência artificial interligada com dispositivos domésticos por meio da Internet das Coisas. Já o Snap Spectacles são óculos inteligente criado pela Snap – a dona do Snapchat – que funciona juntamente com os recursos disponibilizados por essa rede social baseada em imagem e vídeo.

O que será que vem por aí?

O que tudo isso indica para quem quer especular? Pouca coisa. Ainda mais levando em conta que qualquer dispositivo portátil ligado à música remete aos iPods, dispositivos que acabaram se tornando obsoletos com a popularização dos smartphones. Mesmo assim, pode haver um espaço para uma reinvenção nessa categoria, caso esse possível novo gadget seja capaz de suprir as necessidades musicais de um usuário sem ser apenas mais um aparelho que ele tem que carregar.

No fim das contas, vem novidade por aí

O que já existe parecido com isso nessa área ou não deu muito certo, ou ainda não foi devidamente testado pelo público. Trata-se do Pebble Core, um smartwatch para corrida que toca música em streaming através de conexão móvel de internet. Ele, porém, foi cancelado antes de entrar no mercado. Há também o Mighty, uma espécie de iPod Shuffle que já trabalha em parceria com o próprio Spotify. Esse ainda não foi lançado para podermos dizer se vale a pena.

No fim das contas, vem novidade por aí. E como o Spotify já provou, criar novidades que colam entre os usuários não é nada complicado para eles.

FONTE(S)

  • SPOTIFY
  • ZATZ NOT FUNNY!(Tecmundo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *