EducaçãoItaparicaVera Cruz

AEITA: Uma conquista do povo Itaparicano

Na noite do dia 17 de abril , foi de celebração na Aula Inaugural do Curso Pré – Vestibular  AEITA ITAPARICA que aconteceu no Bob.
Neste espaço importante de educação formal, a Diretora  Maria de São Pedro , juntamente  com a sua equipe, recebeu a todos e todas com um belo sorriso para que juntos fizéssemos uma bela festa, porque além de Vera Cruz, o cursinho agora é uma realidade  em Itaparica.
Esta celebração se deu porque mesmo a gestora Marlylda Barbuda, que  tem uma trajetória de lutas e vitórias, ter ouvido várias vezes que não podia porque é mulher, negra e da Ilha de Itaparica, não valorizou estas falas e seguiu em frente e hoje registra o seu nome na história como a primeira prefeita do Município de Itaparica, o maior cargo do executivo municipal e acredita que novas histórias de sucesso  podem ser escritas através da educação.
Esta história de lutas foi contada aos jovens estudantes  que atentamente se emocionaram, sorriram, ouviram poesias do Grupo  Negritude em Nós,  e outras histórias de vidas como a do Presidente da Associação de Estudantes da Ilha de Itaparica – AEITA, Israel Neves,  que hoje é Advogado , aprovado na ordem da OAB – BA, e  está compartilhando os seus saberes com o seu povo.
Adriano Alcântara, vice – presidente da Associação ,  destacou que a AEITA está avançando   e materializando mais um sonho que estava engavetado desde a sua adolescência de menino itaparicano, e que só agora foi possível materializar graças ao poder municipal.
A última aula da noite foi ministrada pela Professora Ms. Cristian Sales – UFBA que nos emocionou a cada palavra em uma palestra brilhante sobre: Os desafios enfrentados pelo   povo  negro para entrar na  universidade.
Esta mulher Itaparicana e doutoranda- UFBA , incentivou a todos e todas  , ao revelar que não foi fácil, para sua família que vendia pastéis na Praça de Mar  Grande, “ter que fazer o dinheiro” da sua passagem todas as noites para que  pela manhã ela pudesse ir para Salvador estudar e plantar as sementes da revolução que ela traz em seu corpo e em suas ações para fazer com que outros homens e mulheres possam plantar as suas sementes também.
A direção da 20 agradece a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda,   a  Equipe da Secretaria de Educação na pessoa da Professora Círia Marques, Secretária de Educação de Itaparica,  a todos os professores voluntários, equipe de coordenação pedagógica  voluntária,  monitores voluntários,  aos amigos anônimos e a todos os estudantes que  escreverão conosco mais um capítulo de uma linda história de emancipação  e liberdade seguindo os passos de Zumbi dos Palmares, Marlylda Barbuda, Cristian Sales, Tia Clarice  e aos demais ancestrais que nos legaram as sementes da luta.
AEITA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *