Meio AmbienteSem categoriaVera Cruz

Vera Cruz:Estão matando os seus rios

Enquanto a Portela ganha o título do carnaval do Rio com o emocionante tema que tratava sobre a importância dos rios e da preservação destes, em Vera Cruz continuamos a poluir e matar não só nossos rios, quanto sua fauna.

As imagens abaixo foram feitas hoje, em um Riozinho que passa pelo Parque das Mangueiras. Podemos ver nas fotos 3 peixes mortos. Ontem eram pelo menos 5! 
Se seguirmos o leito deste rio até a sua desembocadura no mar, diga-se de passagem, na Baía de Todos os Santos, a Amazônia Azul do Brasil, devido a sua biodiversidade marinha, encontraremos mais poluição e degrado. 
A anos, ambientalistas da Ilha de Itaparica alertam as autoridades competentes sobre os resultados desastrosos que a inadequada e desacompanhada interação entre o homem, a natureza e administração pública que por último, decidiu impor um projeto de ponte no meio desta Baía, berçário de inúmeras espécies marinhas, muitas delas, importantes fonte de renda para diversas famílias que vivem nas mais diversas ilhas ao redor da Baía, estão causando ao meio ambiente. Tudo em vão! 
Este rio está vivo! Olhem o tamanho destes peixes!
Está morrendo como todos os outros rios da imensa bacia hidrográfica de água subterrânea desta ilha que ironicamente (mesmo com os altos índices de densidade pluviométrica) sofre tanto com falta d’água! 
E você acha que o problema do rio morrendo é só dos peixes,caranguejos, mariscos e crustáceos ainda vivos nele?
O rio está morrendo em grande parte por falta de políticas eficientes de saneamento ambiental! ESGOTO!
E como sabemos, saneamento é saúde! 
Então, vamos começar a tratar muito bem os nossos agentes de endemias… vamos precisar muito deles! Mais ainda… 
Alguns moradores da ilha estão propondo depositar os pagamentos das caríssimas contas de água e luz em juízo! Eu concordo! E não só concordo como penso que merecemos mais: Merecemos ser indenizados por todos os prejuízos que estas empresas e a falta de eficiência e zelo da gestão pública municipal nos últimos anos causam aos populares! 
Acorda AGERSA!
(Por Carolina Machado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *