SaúdeSem categoria

Chá de ipê amarelo oferece tratamento eficiente para reumatismo

Chá de ipê amarelo oferece tratamento eficiente para reumatismo
Chá de ipê amarelo oferece tratamento eficiente para reumatismo
O ipê amarelo é uma árvore linda que chama a atenção de quem passa por perto. Geralmente, ela é muito utilizada em parques e praças e tem uma grande resistência a climas mais secos, pois ela não precisa de muita água para crescer. É possível vê-la florida no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto e outubro.

Mas o ipê amarelo não é só bonito, ele também dá origem a um poderoso chá que alivia sintomas de reumatismos e eczemas. Dele podem ser extraídos a flor, ramos jovens, casca, entrecasca, pó e folhas.

Para que serve o chá de ipê amarelo?

As propriedades dessa planta são inúmeras. Ela pode ser utilizada como analgésico, antimutagênico, antibacteriano, antifúngico, antimicrobiano, anti-inflamatório, antineoplástico, antiviral, imunoestimulante, antileucêmico e citotóxico.
Como chá você pode consumi-la a fim de aliviar os sintomas de reumatismos, inchaços nos membros inferiores e para curar feridas e escoriações na pele. Para isso, é preciso tomar o chá feito da parte do ipê amarelo chamada ‘entrecascas’.
Você pode fazer da seguinte forma: pegar duas colheres de entrecascas e colocar em pequenos pedaços no álcool de cereais, cuja concentração seja em 70%. Após 5 dias de molho, você deve coar e beber o líquido duas vezes ao dia, diluindo duas colheres pequenas de café da solução em meio copo de água.
Outra atribuição ao ipê amarelo é no tratamento contra inflamações de garganta e na gengiva. Desta vez você deve utilizar as flores da árvore. Amasse-as e adicione meia xícara de água fervente. Coe e coloque uma xícara de café de mel. Se for para sanar problemas na gengiva, você deve aplicar a mistura com um algodão no local. Se o desconforto for na garganta, deve-se gargarejar e cuspir fora.
Você também pode aplicar as entrecascas do ipê amarelo sobre feridas, eczemas e coceiras. Para isso é só colocar uma colher de sopa em um copo de água e leva-los ao fogo. Após a fervura, permaneça com a mistura por mais cinco minutos no fogo e coe. Para usar sobre as escoriações é só usar um algodão embebido com a mistura.

Como conservar as propriedades do ipê amarelo?

Praticamente todas as partes do ipê amarelo podem ser utilizadas: folhas, entrecasca, ramos e flor.
Para conservar as suas propriedades, as cascas devem ficar ao sol até ficarem bem secas. Depois disso, você pode triturá-las e guardar em um local longe da umidade. Em relação às flores, é bom que elas estejam frescas na hora do uso, mas caso isso não seja possível, você deve deixá-las na sombra a fim de secarem. Depois, é só guardar em local seco.(remedio-caseiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *