EsporteSem categoria

Pela primeira vez, técnica mulher assume comando da Seleção Brasileira de futebol feminino

Pela primeira vez na história uma mulher vai comandar a seleção brasileira feminina de futebol. Nesta terça-feira (1º), a CBF anunciou Emily Lima, de 36 anos, para assumir a vaga deixada por Vadão. Ela estava no comando do São José-SP.
Antes de Emily, sete técnicos homens passaram pelo comando da seleção feminina: Zé Duarte, Renê Simões, Fernando Pires, Ademar Fonseca, Wilsinho Oliveira, Paulo Gonçalves e, por último, Vadão, que estava no cargo desde 2014. 
À frente da seleção, Vadão, que foi indicado pela Fifa como um dos 10 finalistas ao prêmio de melhor técnico de futebol feminino de 2016, conquistou uma medalha de ouro no Pan de Toronto, em 2015, e o título da Copa América feminina 2014, no Equador. Já na Copa do Mundo de 2015, no Canadá, caiu nas oitavas de final. No Rio-2016, as meninas ficaram na 4ª posição.
Essa não é a primeira vez que a técnica marca seu nome em um feito inédito do futebol. Em 2013, ela já havia se tornado a primeira técnica mulher a trabalhar na CBF. Na época, ela assumiu o time sub-17.
Emily é ainda ex-jogadora de futebol. Ela começou a carreira no Saad, de São Paulo, um dos precursores do futebol feminino no Brasil. A treinadora atuou ainda por cinco anos na Espanha. Em 2009, por causa de uma série de lesões sofridas, encerrou sua carreira como jogadora na Itália.
Já a carreira fora das quatro linhas começou em Portugal, como auxiliar técnica. Em 2012, Emily comandou o Juventus, de São Paulo, e, em seguida, assumiu o São Caetano do Sul. Por fim, foi contratada pelo São José.
Primeiros passosA estreia de Emily Lima pela seleção feminina será no Torneio Internacional de Manaus, em dezembro. 
Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo no fim de outubro, antes de se tornar técnica da seleção feminina, ela comentou sobre o machismo no futebol. “Uma mulher dirigir um time soa como algo estranho, mas a tendência é que esta situação mude. Acredito que a Fifa vai exigir isso e a CBF terá que mudar. Nosso país é preconceituoso em relação a mulher em qualquer área. O homem não precisa provar que é capaz de ser técnico, a gente precisa a cada dia”, declarou.
Ela tentava o feito inédito de ser a primeira técnica mulher a conquistar um título de copa do Brasil, competição que surgiu em 2007. A final aconteceu há seis dias e o título ficou com o Audax/Corinthians.
Ela comentou ainda que é fã de Tite, técnico da Seleção Brasileira de futebol masculino. “Eu me espelho muito no Tite. Procuro vídeos dele no YouTube explicando sobre tática”, revelou.
No mês passado, a nova técnica da seleção verde e amarela participou do curso de Licença B, da CBF, que serve para treinadores da base. A treinadora, inclusive, sugere que a CBF passe a oferecer  bolsas para ex-jogadoras participarem dos cursos.  
AgradecimentoEm nota, a CBF agradeceu Vadão e a sua comissão técnica “pelo trabalho e dedicação nestes dois anos e meio em prol do futebol feminino”. O treinador afirmou que já esperava pelo desligamento.
“Eu já sabia. Meu compromisso era até a Olimpíada. O presidente pediu para permanecer mais um pouco. Chegou agora e ele entendeu de fazer a troca, no caso a Emily, para que ela já trabalhasse no Torneio. Não foi feito nada escondido”, frisou.(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *