GeralSalvadorSem categoria

Sucom promove encontro com Abase sobre PDDU e Louos

Resultado de imagem para Sucom promove encontro com Abase sobre PDDU e Louos
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) realizou encontro com representantes da Associação Baiana de Supermercados (Abase) para apontar novas oportunidades e possibilidades para o segmento, previstas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e na Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Louos), aprovadas no segundo semestre deste ano pelo Legislativo municipal. O encontro aconteceu na sede da Sucom, na Avenida ACM, no edifício Thomé de Souza. 
Na ocasião, o secretário da Sucom, Sérgio Guanabara, ressaltou os pontos mais importantes das novas legislações no âmbito da área em que a Abase atua, como viabilidade de implantação de novos estabelecimentos comerciais e oportunidades para o mercado, atrelados à visão de futuro da cidade propostos pelo PDDU e pela Louos. 
Foram destacados também pontos importantes da Louos e do PDDU para o setor, a exemplo da desconcentração econômica da cidade, do fortalecimento das centralidades dos bairros – onde muitos pequenos e médios mercados funcionam -, incentivos a atividades econômicas, a estruturação dos bairros de Salvador e o novo modelo de desenvolvimento urbano para a cidade, dentre outros. 
Assessora especial da Sucom e uma das responsáveis pela criação das duas novas leis, Juliana Paes destacou os avanços que as legislações trarão para o setor, após a vigência, em janeiro de 2017. “As leis trazem muitas possibilidades, viabilizando a implantação de um novo negócio, por exemplo, em um local onde antes não poderia ser construído”, explicou.
Para o presidente da Abase, João Andrade Nunes, o encontro foi uma excelente iniciativa para que representantes do setor possam estar informados sobre as novas oportunidades de negócio no setor que, em todo o estado, gera 200 mil empregos diretos e conta com 20 mil postos de vendas. “É imprescindível a abertura desse diálogo da Sucom com a Abase. Ficamos super satisfeitos com a iniciativa”, afirmou.
Além do encontro nesta quinta-feira, serão realizados mais dois encontros, com a a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, na terça-feira (01), às 17h, e com a Aliança de Escritórios de advocacia do segmento empresarial das capitais brasileiras, na quinta-feira (3), 19h. 
O secretário de Urbanismo destacou a importância de promover reuniões com associações e classes de mercado cujos segmentos serão direta ou indiretamente beneficiados pelas novas legislações. “É fundamental que os representantes de associações e sindicatos estejam a par dos novos regramentos e novidades que leis tão inovadoras e atuais trazem para a nossa cidade, para que saibam sobre as mudanças e possam investir a partir dessas novidades e possam ser multiplicadores desse conteúdo”, destacou Sérgio Guanabara. 
Legislações – O PDDU (Lei 9069/2016) foi sancionado em 1º de julho deste ano e é resultado de quase dois anos de trabalho de uma equipe técnica multidisciplinar coordenada pela Prefeitura. O novo PDDU destaca-se pelos avanços nas áreas social, econômica, cultural, de meio ambiente e de mobilidade. Já a Louos, sancionada em 09 de setembro também deste ano, complementa o plano, possibilitando e potencializando o crescimento econômico de Salvador, com justiça e redução das desigualdades sociais, ao promover a dinamização socioeconômica de cada região da cidade.
AGECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *