SaúdeSem categoria

Consumo de sucos de fruta pode causar obesidade e hipertensão

Resultado de imagem para Consumo de sucos de fruta pode causar obesidade e hipertensão
Encontrar pessoas que pensam em ganhar saúde, trocando o velho e manjado açúcar pela moderna frutose é muito comum. Mas, mesmo que isso pareça estranho, trocar o açúcar por frutose pode ser um erro. Há muitos anos tenho orientado meus pacientes a reduzir o consumo de frutas, especialmente em sucos naturais, que necessitam de uma grande quantidade de frutas para encher um copo. 

O açúcar que contem a frutose causa obesidade, hipertensão, diabetes e outros problemas. O dr. Richard Johnson, da Universidade do Colorado, EUA, autor do livro Sugar Fix, afirma que suco de fruta é tão prejudicial à saúde quanto bebidas à base de cola, como os tão temidos refrigerantes.
Por isso, substituir açúcar por frutose não é uma boa troca. Frutose aumenta os níveis de ácido úrico no sangue. Quando esse ácido é encontrado acima de 5 mg/dl na corrente sanguínea, é preciso ficar atento, por que isso pode ser um forte indício de futuros casos de hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal e obesidade. Reduza o consumo de frutose, especialmente se já tiver esses problemas ou estiver acima do peso. O cuidado também deve ser tomado com crianças que muitas vezes substituem a água por sucos.
Mas o consumo não exagerado de frutas, principalmente as ricas em vitamina C, é aceitável. Frutas ricas em vitamina C são poderosos antioxidantes e combatem os efeitos negativos da frutose. Sucos de laranja ou grapefruit, por exemplo, são os melhores para consumo por serem ricos nesse tipo de vitamina. Do outro lado da tabela encontramos os sucos de pêra e maçã, que são ricos em frutose e pobres em vitamina C. 

Antes de comprar produtos ditos mais saudáveis, leia sempre os rótulos de sucos industrializados e evite os de alta concentração de frutose de xarope de milho. Essas medidas podem ajudar você a ter uma alimentação mais saudável.(Minha Vida)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *