Como escolher o melhor protetor solar?

Propaganda
Com a chegada das estações mais quentes, é hora de falar sobre os perigos do sol! A energia solar, principalmente os raios UVA e UVB, causa efeitos danosos como fotoenvelhecimento precoce (com aparecimento de rugas, flacidez e manchas) e também câncer de pele. Por esse motivo, o fotoprotetor é a base da pirâmide nas recomendações de dermatologistas.
O que acontece na pele? — Quando a energia solar entra em contato com a pele, ela traz um dano imediato (vermelhidão, por exemplo) e isso persiste e se intensifica a partir de três horas de exposição. Há a formação dos radicais livres que danificam a membrana e a estrutura da célula, causam mutação no DNA e podem levar à morte celular.
O que procurar na embalagem
Nas embalagens, procure ingredientes como os extratos vegetais com ação anti-inflamatória e bloqueadores como dióxido de titânio. As formulações com cor são bem-vindas, pois o pigmento forma uma barreira física à luz visível.
Opte também pelos filtros com “ação antienvelhecimento”. Eles oferecem, de forma geral, ativos que colaboram na síntese de colágeno, hidratam, reforçam a barreira cutânea e protegem células ligadas à defesa imunológica da pele.
Uso de vitaminas como proteção
O mercado dermatológico já dispõe de filtros solares multifuncionais com ingredientes antioxidantes e antienvelhecimento. De maneira geral, os antioxidantes são moléculas que impedem a formação de radicais livres. Então, substâncias antioxidantes como as vitaminas C e E, o Resveratrol, e moléculas como OTZ 10 e Alistin são indicadas seja como reforço na proteção solar, seja como reparo imediato, na célula, quando a radiação “fura” o bloqueio do filtro.
Fotoproteção via oral
São cápsulas auxiliares, que não substituem o fotoprotetor, mas melhoram a resistência cutânea e funcionam como guardiões para preservar a estrutura celular. As substâncias mais importantes são: polipodium leucotomus, picnogenol, astaxantina e luteina.
De maneira geral, a utilização de filtros de amplo espectro em associação a cápsulas fortalecedoras colabora para um verão sem alterações estéticas ou problemas de saúde na pele.(Veja)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: