EleicõesNotíciasSaúdeSem categoria

Campanha Nacional de Combate ao AVC tem início na Bahia

Resultado de imagem para Campanha Nacional de Combate ao AVC
O lançamento da etapa estadual da Campanha Nacional de Combate ao AVC será realizado nesta segunda-feira, 24, no Shopping da Bahia, em Salvador, numa ação coordenada pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA).
O evento acontece das 8h às 12h, em parceria com a Rede Brasil AVC e representantes das secretarias estadual e municipais de saúde. Serão realizadas aferição de pressão arterial, medição de circunferência abdominal peso e altura, orientações para reconhecer sinais e sintomas do AVC, consulta nutricional, informações de combate ao fumo e consultoria para realização de atividade física.
O Cosems/BA coordena as ações da campanha proposta para os 417 municípios baianos. O objetivo é garantir ampla participação em todas as regiões do estado, entre 22 a 30 de outubro.
A presidente do COSEMS-BA e Secretária de Saúde de Itacaré, Stela Souza, destaca a importância da ação na Bahia. “Este é o segundo ano consecutivo que coordenamos a campanha do AVC no Estado. No ano passado conseguimos mobilizar mais de 200 municípios baianos. Nossa meta é ampliar esse número em 2016”, explica.
Em todo mundo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) representa um dos mais sérios problemas de saúde. Dados do Ministério da Saúde indicam que na Bahia, em 2014, o AVC foi responsável por mais de 6300 mortes. Em 2015, foram notificados 16.527 casos da doença no estado.
Aplicativo AVC Brasil – A novidade na edição deste ano é o lançamento do aplicativo AVC Brasil, ferramenta que poderá ser baixada nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS.
Funcionalidade do APP
Após instalar o AVC Brasil no celular, o usuário terá nas telas do aplicativo, acesso aos principais sinais e sintomas característicos do AVC, orientações sobre as práticas saudáveis capazes de prevenir em até 90% a doença e a relação de unidades de atendimento especializado do AVC, mais próximas de sua localização, com endereço completo, número telefônico de contato e distância a ser percorrida até cada unidade de assistência especializada do AVC. O aplicativo também dá acesso ao mapa da região, possibilitando ao cidadão escolher a melhor rota, fugindo dos congestionamentos e chegando o mais rápido possível ao local o atendimento.
Vale destacar, que as unidades especializadas somente serão visualizadas geograficamente no mapa do aplicativo se a função localização do aparelho estiver ativada. Desta forma, o aplicativo mostrará ao proprietário do aparelho todas as unidades habilitadas para a atenção especializada do AVC existentes num raio de 200 km. O sistema faz a atualização geográfica das unidades hospitalares habilitadas para o atendimento do AVC automaticamente. Isso significa dizer que o cidadão terá acesso aos locais de atendimento, sempre mais próximos de seu endereço, em todo o território nacional.
Discagem Rápida de Emergência
  
Além das funções acima relacionadas no aplicativo AVC Brasil, o usuário tem na parte inferior de todas as telas, três opções de ligação telefônica emergencial. A pessoa que está com suspeita de AVC poderá ligar do seu aparelho para Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 (sem necessidade de cadastro ou crédito na conta do celular) e para mais outros dois números cadastrados no aplicativo. A sugestão da Rede Brasil AVC é que o usuário cadastre os números de pessoas e/ou instituições que possam prestar socorro numa situação de emergência. Com o aplicativo AVC Brasil, o usuário consegue chamar por socorro, com apenas três toques na tela do celular.
A opção de discagem emergencial não serve apenas para os casos de AVC, pois o cidadão poderá utilizar em qualquer situação de emergência, independentemente do tipo de ocorrência. Com apenas três toques na tela do celular, o usuário do aplicativo AVC Brasil poderá pedir socorro e ter auxílio na solução do seu problema. 
(Ricardo Bial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *