NotíciasSalvadorSem categoria

Salvador tem dois dias de pré-Carnaval e abertura oficial na quarta-feira (3)

Em 2016, a folia em Salvador será antecipada novamente com dois dias de pré-Carnaval nos próximos dias 30 e 31, além da abertura oficial da festa na quarta-feira, dia 3 de fevereiro, em vez da tradicional quinta-feira de Momo e um dia após a Festa de Iemanjá. Com estreia este ano em homenagem a um dos maiores nomes do Carnaval de Salvador, o Circuito Orlando Tapajós compreende o trecho entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra e já, recebe, no sábado (30), a partir das 15h, outro estreante da folia: o Fuzuê. No domingo (31), no mesmo horário e local, é a vez do Furdunço animar o público.
“Criamos o conceito do pré-Carnaval de forma estratégica para Salvador. A ideia é fazer com que os turistas antecipem sua chegada à cidade e também dar um motivo a mais para que os soteropolitanos que viajam, adiem a sua saída”, explica o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
No Fuzuê, dez bandas tradicionais vão trazer aos foliões um pouco do que era a folia do Momo nas décadas passadas. Todos desfilarão de forma acústica, sem qualquer aparelho eletrônico, mas com muita irreverência e dando destaque para as performances e ornamentações, o que deixará a festa ainda mais intimista e colorida. O som acústico contará com as Baianas e Ganhadeiras de Itapuã, Bloco Jacu/Barão, Pierrots de Plataforma, Bloco Saku Xeio, Mascaradas de Maragogipe, Paroano Sai Milhó, Afoxé Korin Efan, Bloco Travestidos As Kuviteiras, Commanches do Pelô e os Mutantes.
Furdunço – Já o Furdunço, que desde 2014 colocou nas ruas o Carnaval feito com equipamentos de menor porte e oficializou o pré-Carnaval em Salvador, vem no domingo (31) trazer toda a energia dos anos anteriores. No total, 33 bandas dentre entidades menores e nomes de peso vão animar a pipoca.
A programação contará com a Oficina de Frevos e Dobrados, Bonecos em Folia, Cia Danças e Folguedos, Bereguedê Transeunte, Bandaço Jurema, Clube dos Caretas, Quabales, Mega Power, Sílvia Patrícia e Tuk Tuk Sonoro, Fred Menendez e Rixô Elétrico, Nano Trio e Garâmpiola, Chico Gomes e Peixinho Elétrico, Baianafolia, Os Informais Trio, Ceguêra de Nó, Grupo Samba de Roda e Alex da Costa e Coreto Elétrico. Também estarão presentes o Microtrio de Ivan Huol, Flor Serena e Rural Elétrica, Trivela com Durval Lélys, Amanda Santiago, Caetanave com Carlinhos Brown, Virgílio, Adão Negro, Grupo DO3, Samba de Farofa Trio, Batifun, Vitrola Baiana, Os Marchitas, Carlos Pita, Janela Brasilieria, Alavontê e BaianaSystem.
Abertura oficial – Os turistas e soteropolitanos que estiverem em Salvador na quarta-feira (3 de fevereiro) vão ter a oportunidade de conferir a maior cerimônia de abertura do Carnaval dos últimos tempos. Um cortejo histórico foi preparado pela Prefeitura, que culminará com a emblemática entrega de chaves ao Rei Momo, dando o pontapé inicial à maior festa de rua do planeta.
Como não poderia deixar de ser, a abertura oficial acontecerá no chão, fazendo jus ao tema da folia momesca deste ano, “Vem curtir a rua”. O cortejo acontecerá às 18h, com saída da Praça Castro Alves em direção à Praça Municipal. No início, o cantor e multiinstrumentista Carlinhos Brown estará a bordo da Caetanave e apresentará a canção inédita em homenagem a Salvador, batizada de “Cidade Miscigenada”, acompanhado da banda Lateral Elétrica com antigos frevos e marchinhas. 
Durante o evento, serão feitas representações do passado e presente do Carnaval, numa retrospectiva da festa em Salvador que englobam desde as primeiras batucadas, passando pelas fanfarras até chegar ao trio elétrico. Entre as apresentações estão uma ala de baianas, um bandão de chão, pierrots e outros grandes ícones da folia. Por fim, Saulo Fernandes encerra o cortejo com muita animação e energia.
O cortejo contará ainda com o Bandão Fred Dantas, Ala de Baianas, Grupo João de Barros, Quabales, Pierrots de Plataforma, Ganhadeiras de Itapuã, Olodum, Banda Didá, Bonecões, Wilson Café e Tambores, Mutantes, Rixô Elétrico com Fred Menendez, Microtrio de Ivan Huol e o cantor Thierry em um minitrio.
AGECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *