SaúdeSem categoria

Estudo associa consumo alto de batatas a diabetes na gravidez

Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que comer batata por vários dias da semana pode aumentar o risco de mulheres desenvolverem diabetes durante a gravidez.
Os autores acreditam que o risco ocorre porque o amido nas batatas pode desencadear um aumento acentuado nos níveis de açúcar no sangue durante a gravidez.
A gravidez coloca “exigências adicionais” ao corpo e muitas mulheres desenvolvem um tipo de diabetes temporária conhecida como diabetes gestacional – que geralmente não perdura após o nascimento do bebê, mas pode colocar a saúde dele e da mãe em risco a longo prazo.
O estudo tentou investigar o que tornava algumas mulheres mais propensas a esse tipo de diabetes durante a gravidez.
A pesquisa acompanhou enfermeiras que ficaram grávidas entre 1991 e 2001. Nenhuma delas tinha doenças crônicas antes da gestação.
A cada quatro anos, os pesquisadores pediam às mulheres que fornecessem informações sobre a frequência com que comiam batatas – e registravam os casos de diabetes gestacional.
Durante um período de 10 anos, houve 21.693 gestações, das quais 854 acabaram afetadas por diabetes.
O estudo levou em consideração também alguns fatores de risco, como idade, histórico familiar de diabetes, dieta geral, atividade física e obesidade.
O resultado sugeriu que as mulheres que comiam de 2 a 4 porções de 100g de batatas cozidas, fritas ou em purê durante a semana, teriam 27% de chance de desenvolver a doença na gestação.
Aquelas que comiam mais do que cinco porções de batatas por semana tinham um risco de 50%.
Os pesquisadores estimam que se as mulheres trocarem batatas por vegetais ou grãos pelo menos duas vezes por semana, seu risco de diabetes cairia para 9% a 12%.
Cuilin Zhang, principal autor do estudo, do National Institute of Health in Maryland (EUA), ressaltou a importância dos resultados.
“Diabetes gestacional pode levar mulheres a desenvolver pré-eclampsia durante a gravidez e hipertensão”, disse ela. “Isso pode afetar o bebê de alguma forma e, no longo prazo, a mão pode ter um risco mais alto de desenvolver diabetes tipo 2.”

Conclusões

Mas especialistas britânicos reforçaram que não há evidências o suficiente para alertar as mulheres grávidas pedindo que parassem de comer muita batata.
“O estudo não prova que comer mais batatas antes de engravidar irá aumentar o risco de uma mulher desenvolver diabetes gestacional, mas com certeza mostra uma possível e potencial associação entre as duas coisas”, afirmou Emily Burns, da instituição Diabetes UK.
“O que nós efetivamente sabemos é que mulheres podem reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes gestacional administrando melhor seu peso por meio de uma dieta saudável, balanceada e com atividades físicas.”
O chefe de ciência nutritiva do Sistema de Saúde Pública da Inglaterra, Louis Levy, também reforça que não dá para concluir nada apenas com esse estudo.
“Como os próprios autores reconhecem, não é possível comprovar causa e efeito nesse estudo”, disse. “As evidências científicas nos dizem que temos de comer mais alimentos ricos em amido, como batatas, pão, massas e arroz, bem como frutas e legumes, para aumentar o consumo de fibras e proteger a saúde do intestino.”
“Nosso conselho continua a ser o mesmo: refeições com uma variedade de alimentos ricos em amido, incluindo as batatas com casca, e uma variedade de grãos integrais sempre que possível.”
(BBC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *