SaúdeSem categoria

Computador, luminária e ferro de passar podem provocar o melasma

O sol não é o único vilão das manchas. Celular, computador, abajur e até o ferro de passar roupa podem provocar melasma.
O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas na pele. É mais comum aparecer no rosto, mas pode também surgir nos braços e colo. Existem várias causas, como histórico de muita exposição solar, genética, fototipo de pele e hormônios. O melasma é causado por uma hiperprodução da melanina, proteína que dá a coloração da pele.
Engana-se quem acha que só a exposição ao sol causa o melasma. Outras fontes de luz induzem a produção de melanina e também favorecem o surgimento das manchinhas 
Luminárias, telas de computador, TV e até mesmo do celular são fontes de radiação. Ou seja, até em um ambiente fechado é essencial o uso do protetor solar. Não só o sol, mas o calor também piora o melasma. Por isso, quem trabalha na cozinha, com ferro de passar, os cabeleireiros também precisam se proteger.
Os médicos classificam o melasma em três tipos: epidérmico (pigmento superficial), dérmico (mais profundo) ou misto (em dois locais). As pessoas com o pigmento mais superficial respondem melhor ao tratamento.
O melasma não tem cura, mas tem controle. É preciso mudar os hábitos. Para quem tem melasma, o sol deve ser moderado, porque ele não é apenas mais uma mancha, é uma doença dermatológica. Use filtro solar e procure um dermatologista para o tratamento correto, seja com cremes clareadores, laser, microagulhamento.
(Bem Estar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *