NotíciasSem categoria

Veja como vai ser a festa da virada do ano em Salvador

O Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, dois dos principais cartões-postais de Salvador, estão ganhando uma companhia ilustre para as festas de fim de ano na capital baiana.
Trata-se do palco armado na Praça Cayru, região do Comércio, que está sendo montado para receber alguns dos principais nomes da música baiana e brasileira que vão agitar a noite da virada do ano e alegrar a festa tanto de baianos como turistas neste Réveillon.
De acordo com a Saltur (Empresa Salvador de Turismo), o palco, que mede cerca de 20 metros de altura por 14 de largura, ficará de frente para o 5º Distrito Naval, local que abrigará a queima de fogos na noite da virada.
Para dar mais segurança na montagem da estrutura, a Transalvador bloqueou o retorno ao lado do Mercado Modelo. Por conta disso, os motoristas que precisarem voltar ao bairro do Comércio terão como alternativa o retorno próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Para Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, a expectativa para as festas deste fim de ano são as melhores possíveis.
“Ano passado já havíamos considerado o Réveillon um sucesso. Mesmo assim, nós e o prefeito ACM Neto resolvemos ousar este ano, colocando oito dias de festa em pontos variados da cidade, como a Feira de São Joaquim, aqui na Praça Cayru e também no Farol da Barra”, enfatizou.
Os festejos vão começar no dia 28 de dezembro na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, com a última edição do ano da “Feira da Cidade”.
O evento será das 8h até às 18h e terá atrações como o cantor pernambucano Otto e a banda Baiana System. “Nós escolhemos aquele local para a abertura dos festejos desse fim de ano por conta da dimensão simbólica e histórica que tem a Feira de São Joaquim. Lá é um lugar que tem muita vida e é importante no desenvolvimento da cidade”, comentou Bellintani.
Ainda de acordo com o secretário, são esperadas cerca de um milhão de pessoas nos oito dias reservados para os festejos nos três pontos da cidade onde acontecerão celebrações. Para estes, são esperadas muitas novidades.
“O principal destaque este ano são as apresentações do grupo Salvador Jazz, que vai levar este ritmo para os baianos e turistas no Farol da Barra. Além disso, teremos uma programação variada nos outros locais que, com certeza, vai agradar a todos os gostos. O cidadão e o turista que forem curtir as atrações certamente vão gostar”, disse, desejando ainda a todos que aqui estiverem um Réveillon de muita paz e tranquilidade.
Comerciantes e ambulantes
Mas, não é apenas o secretário que está com boas expectativas com relação às festas de fim de ano na capital baiana. Nas ruas, os ambulantes e comerciantes também aguardam com muita ansiedade a chegada de 2015.
“O movimento ainda está meio devagar, mas acho que até o final da tarde e até o dia da festa, quando o movimento aqui na região será maior, certamente venderemos mais e teremos, com certeza, um bom começo de ano”, disse o vendedor de souvenires Aloísio dos Santos, esperando que as vendas desta época superem as do ano passado, “que foram bem fraquinhas”.
A ambulante Meire dos Santos também reclamou das vendas, mas espera melhora e disse o que deseja para 2015. “Ainda tá um pinga-pinga danado, mas os turistas ainda estão chegando e com certeza vamos melhorar as vendas. Gostaria que a gente tivesse um novo ano cheio de paz, saúde e que as pessoas tenham mais respeito e mais amor para com o próximo, que é isso que está faltando hoje em dia”, desabafou.
Já Adriana Santos, que trabalha em um trailer  que vende sucos e salgadinhos, já programou o fim de ano. “Vou passar com a minha família. Como aqui só vamos trabalhar até as cinco da tarde do dia 31 de dezembro, espero vender muito até a hora de ir pra casa para termos uma boa festa”, comentou.
Turma animada
Já entre os baianos e turistas que vão curtir a virada do ano na capital, a pedida é  contemplar as belezas da cidade e aguardar o grande momento da festa da virada. “Nós chegamos hoje a Salvador e estamos muito contentes com o que estamos vendo por aqui. Ainda não nos programamos aonde vamos passar o Réveillon, mas se der, com certeza, vamos voltar aqui para ver as atrações e a queima de fogos”, falou o auxiliar administrativo José Ferreira, que veio do Recife ao lado de um grupo de amigos.
“Eu estarei aqui com toda a certeza e quero ver não só a queima de fogos como também Ivete Sangalo”, contou a atendente de telemarketing Joana Silva.
O motorista Uéslei Souza, que veio do Espírito Santo com a esposa e o filho, sente-se um pouquinho frustrado por não poder curtir o fim de ano em Salvador. “Passamos oito dias aqui e visitamos muitos lugares bacanas. Mas se eu não tivesse que viajar para a minha cidade, a gente adoraria ficar aqui para curtir a virada do ano perto de toda essa beleza”, afirmou.
Já o fonoaudiólogo Ricardo Nunes, que veio de Santos, litoral de São Paulo, para passar 12 dias na cidade, foi só elogios. “Salvador é uma cidade ótima e muito acolhedora. Temos muitos amigos aqui e, sempre que podemos, a gente vem de duas a três vezes por ano para curtir essa tranquilidade e essa receptividade que só tem por aqui. Espero que tenhamos um excelente 2015 abençoados por essa terra”, disse, ao lado dos familiares.
Atrações
Depois da abertura das festas de fim de ano na Feira de São Joaquim, a Praça Cayru é quem vai receber as comemorações de Réveillon entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, a partir das 19h30. O público vai poder curtir atrações como Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Pablo, Claudia Leitte e Ivete Sangalo, que fará a contagem regressiva para o novo ano.
Os shows continuam entre os dias 2 e 4 de janeiro, desta vez no Farol da Barra, a partir das 17h, tendo como atrações a orquestra Neojiba, além de Wagner Tiso e a Orquestra Sinfônica da Bahia.
Além disso, haverá queima de fogos no Comércio – que vai durar cerca de quinze minutos –, e em outros bairros como Barra, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem e Ribeira, com duração de sete minutos. Segundo a Prefeitura, serão cinco toneladas de fogos de artifício espalhados por estes e outros pontos da cidade.
Um espetáculo de luzes e cores está sendo preparados para a virada do ano em Salvador. Serão cinco toneladas de fogos de artifícios espalhados em 10 pontos estratégicos da cidade para atender baianos e turistas que vão passar o Réveillon na capital.
No bairro do Comércio, que será palco do Réveillon Salvador 2015, a partir do dia 29 de dezembro (segunda-feira), terá aproximadamente 15 minutos de show pirotécnico na noite da virada. Os fogos serão instalados no píer do 2º Distrito Naval.
A queima de fogos acontecerá ainda em outros nove pontos da cidade: Barra, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira e nas ilhas de Paramana, Bom Jesus dos Passos e de Maré
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, este ano o espetáculo será ainda maior e mais bonito, tendo em vista que duplicamos a quantidade de fogos. “Quem acompanhar a queima de fogos em qualquer um dos pontos vai ver um belo espetáculo de luzes e cores para receber 2015”, enfatizou.
(Tribuna)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *