Meio AmbienteNotíciasSem categoria

Petrobras é uma das 20 empresas mais poluidoras do mundo

A Petrobras é uma das 20 companhias que mais liberam gases causadores do efeito estufa na atmosfera. A conclusão é de um estudo da empresa Thomson Reuters, que contabilizou as emissões de poluentes das 500 maiores empresas do planeta em 2013.
O estudo leva em conta emissões de gás carbônico (CO2), metano, óxido nitroso e outros gases causadores do efeito estufa. A quantidade de cada gás é convertida numa medida equivalente em toneladas de CO2.

Depois, somam-se essas emissões para chegar ao total liberado na atmosfera. É uma medida importante, já que o efeito estufa causa o aquecimento global, alterando o clima do planeta.

Segundo esse critério, a Petrobras emitiu 73 milhões de toneladas desses poluentes em 2013, o que a coloca em vigésimo lugar na lista das maiores poluidoras. 
Os dois primeiros lugares são ocupados por empresas chinesas também da área de petróleo: Petrochina, que emitiu 310 milhões de toneladas, e China Petroleum, que liberou 249 milhões.
Entre as 20 empresas que mais contribuíram para agravar o efeito estufa, há muitas das áreas de petróleo, gás e energia, além de algumas siderúrgicas (veja a tabela no final do texto).
A Petrobras enviou uma nota ao noticiário G1 dizendo que as emissões da empresa cresceram por causa da seca no Sudeste brasileiro. 
Com menos água nos rios para acionar as hidrelétricas, a Petrobras diz que teve de ligar suas usinas térmicas, aumentando a liberação de poluentes. Isso fez com que ela entrasse na lista da Thomson Reuters.
Veja, na tabela, as outras empresas dessa lista e a quantidade de poluentes emitida por cada uma, em milhões de toneladas equivalentes de CO2:(Exame)
Empresa País CO2 eq.
(M ton.)
Petrochina China 311
China Petroleum & Chemical China 249
Arcelor Mittal Luxemburgo 207
NTPC Índia 201
RWE Alemanha 167
GDF Suez França 153
Duke Energy Estados Unidos 136
Gazprom Rússia 132
Exxon Mobil Estados Unidos 126
E.ON SE Alemanha 121
Enel SpA Itália 116
American Electric Power Estados Unidos 115
Nippon Steel & Sumitomo Japão 114
Holcim Suíça 102
The Southern Company Estados Unidos 102
Lafarge França 93
Posco Coreia do Sul 88
Royal Dutch Shell Holanda 83
EDF França 81
Petrobras Brasil 73

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *