SaúdeSem categoria

Pesquisadores criam ingrediente que enche a barriga

Pesquisadores ingleses desenvolveram um ingrediente que aumenta a sensação de saciedade, mesmo se ingerido em pequena quantidade. A descoberta foi publicada na quarta-feira no periódico Gut.
O ingrediente tem como componente principal o propionato, que estimula o intestino a secretar hormônios que inibem a sensação de fome. O propionato é diariamente obtido pelo organismo em pequenas quantidades, advindo da fermentação das fibras no intestino. No novo produto, a substância é oferecida em maior quantidade.
Etapas — Participaram do estudo 20 pessoas separadas em dois grupos, um que tomou o propionato e outro que consumiu fibras. Todos os voluntários foram orientados a comer até ficar com a barriga cheia. Aqueles que ingeriram o propionato comeram 14% menos, em média, e apresentaram em exames de sangues maiores concentrações de hormônios relacionados à redução do apetite.
Em uma segunda fase, foram selecionados outros 60 participantes com sobrepeso. Eles foram separados em dois grupos: um recebeu um ingrediente à base de propionato para colocar nos alimentos e o outro ganhou fibras. 
Ao longo de 24 semanas, ninguém no grupo do propionato ganhou mais de 5% do seu peso corporal, ante 4% dos que comeram as fibras. Além disso, aqueles que ingeriram opropionato apresentaram menos gordura no abdômen e no fígado, comparados com os voluntários do outro grupo.
“Sabemos que os adultos ganham de 300 a 800 gramas por ano, em média. É necessário descobrir estratégias que impeçam isso”, diz Gary Frost, coautor do estudo e professor da Imperial College London. “Nosso estudo mostra sinais encorajadores de que complementar a dieta com o ingrediente que desenvolvemos evita o ganho de peso.”
Venda — Os pesquisadores estão explorando em quais alimentos o propionato pode ser adicionado sem perder a sua função. Além disso, um grupo de cientistas trabalha para comercializar o ingrediente.
(Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *