GeralSem categoria

Etiqueta diz tudo: aprenda a lavar e passar suas roupas

Não olhar com atenção para as recomendações pode gerar prejuízo. Imagine só perder aquela camiseta linda ou o vestido novo porque lavou com água uma peça que só podia ser lavada a seco. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor diz que o lojista e o fabricante só são obrigados a trocar o produto por defeito de fabricação, por isso é muito importante que não haja mau uso na conservação e lavagem da roupa. Então é bom começar a olhar para outra etiqueta além daquela que indica o preço.
Simbologia Têxtil
Os símbolos usados nas etiquetas são universais e foram criados em 1975 pela Associação Internacional para Etiquetagem de Cuidados Têxteis, sediada em Paris. Os sinais são protegidos internacionalmente, seu uso é obrigatório e são registrados na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que diz que é possível usar símbolos ou frases.

Cada um dos símbolos de uma etiqueta tem uma função especifica. O primeiro sempre diz respeito à lavagem. Já o segundo revela se é ou não possível fazer o alvejamento à base de cloro. O terceiro símbolo explica como deve ser o processo de secagem da peça e o penúltimo, cujo desenho é o de um ferro de passar roupa, revela informações sobre como deve-se passar a roupa. O último sinal da etiqueta indica o processo de limpeza a seco. Confira o significado de cada um dos símbolos na tabela abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *