Benefícios de alimentos vermelhos e roxos

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Você já ouviu falar que, para ser saudável, é importante manter uma alimentação colorida? , o endocrinologista Bruno Halpern e a nutricionista Patricia Bertolucci explicaram os benefícios de alimentos nas cores roxa e vermelha – tomate, goiaba, pitanga e melancia, por exemplo, têm carotenoides, como o licopeno, um antioxidante poderoso que protege o organismo contra os efeitos dos radicais livres.
Para esse licopeno ser melhor absorvido, no entanto, o ideal é que o alimento seja submetido a temperaturas mais elevadas e tenha também a presença de uma gordura saudável – molho de tomate com um fio de azeite de oliva extra virgem é um exemplo de uma combinação com alto teor de licopeno.
O endocrinologista Bruno Halpern explicou ainda que frutas vermelhas têm antocionina, uma substância que ajuda a controlar e diminuir o risco de diabetes. Isso não significa, no entanto, que elas são suficientes para tratar a doença – o ideal é seguir o tratamento e consumir moderadamente esses alimentos.
Os especialistas falaram também sobre o morango, que tem fisetina, componente que faz bem para as células do sistema nervoso e ajuda no armazenamento de informações e formação da memória. Já a ameixa seca tem outro papel importante para a saúde – estudos mostram que ingerir entre 5 e 10 por dia ajuda a melhorar a massa óssea.
Além dos alimentos vermelhos, o programa falou ainda sobre os benefícios de roxos, como as uvas, por exemplo. Todas elas têm um antioxidante importante, que é o resveratrol – ele ajuda a evitar a formação de coágulos e protege as artérias. A cebola roxa também faz bem, porque tem nutrientes, como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, zinco e vitaminas C e do complexo B. Segundo os especialistas, porém, não é ideal juntar esses alimentos com outros que tenham ácido, como laranja, limão, acerola e caju, porque o ácido pode fazer com que elas amadureçam mais rápido.(G1)


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