NotíciasSem categoria

Ebola mata missionária que trabalhava com padre espanhol infectado

“A Ordem Hospitalar de São João de Deus informa a triste notícia do falecimento esta madrugada da irmã Chantal Pascaline por causa do Ebola no Hospital São José de Monróvia”, informou a organização religiosa à qual pertence o padre espanhol Miguel Pajares, o primeiro infectado pelo vírus repatriado para a Europa.
Pajares, de 75 anos, chegou a Espanha junto com a freira Juliana Bonoha, de origem africana, mas com nacionalidade espanhola, e que trabalhava com ele no hospital da capital liberiana.
A Ordem de São João de Deus, responsável pela ONG que gerencia o hospital, pediu ao ministério espanhol das Relações Exteriores a retirada urgente de Pajares, Pascaline e da freira guineana Paciencia Melgar, ambas pertencentes, como Bonoha, à Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição, e infectadas pelo vírus.
A diretora-geral da Saúde Pública espanhola, Mercedes Vinuesa, disse, no entanto, que o país só repatriaria os espanhóis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou na sexta-feira uma emergência de saúde pública de alcance mundial e convocou a comunidade internacional a se mobilizar contra a epidemia de Ebola no oeste da África.
O comitê de urgência da OMS, que se reuniu na quarta e na quinta-feira em Genebra, “considera de forma unânime que estão dadas as condições” para declarar “uma emergência de saúde pública de alcance mundial”, declarou a diretora-geral da organização, Margaret Chan.
Diante de uma situação que se agrava, “uma resposta internacional coordenada é essencial para conter e fazer retroceder a propagação internacional do Ebola”, acrescentou o comitê.
(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *