Vera Cruz

119 toneladas de lixo por dia em Vera Cruz

Especialmente no verão, com o aumento do fluxo de pessoas em Vera Cruz-Ba, Ilha de Itaparica, cresce também a quantidade de lixo produzido, que chega ao montante de 119 toneladas de lixo em apenas um dia de coleta. A população local de cerca de 40 mil habitantes é incrementada em mais de 700% com os visitantes e turistas, chegando a somar 300 mil pessoas na alta estação.
 Só neste domingo (05), em uma operação especial, a secretaria de obras coletou entre 7h e 16h, dezessete caçambas truncadas de lixo, em três pequenas localidades de Vera Cruz: Barra do Pote, Coroa e Taipoca. Segundo o secretário de obras, Pedro Alcântara, após a coleta de todo esse lixo, no retorno do percurso já tinham duas caçambas ou mais de lixo espalhados no mesmo local, descartados de forma irregular e desordenada.
 “É preciso uma reunião com os síndicos dos loteamentos e é isso que nós vamos fazer. O descarte do lixo feito pelos condomínios de forma irregular e de forma irresponsável está atrapalhando a coleta do lixo”, pontuou o secretário.
 O distúrbio na produção de lixo deve-se a chegada do verão e o aumento significativo de pessoas mais que triplicado, segundo informações da Polícia Militar. São turistas e veranistas que atraídos pela beleza da Ilha, vem visitar o lugar – entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro – e ficam no município durante todo o verão.
 A Prefeitura já apelou para sensibilizar a população com campanha educativa a fim de orientar sobre os horários da coleta, mas ainda não teve o êxito esperado, já que a população continua a colocar o lixo na rua em horários inadequados e após a coleta diária.
 Só 20% da população paga IPTU
 Conforme dados da secretaria de finanças apenas 20% dos proprietários de imóveis de Vera Cruz pagam o IPTU. Mesmo com a baixa arrecadação, o município precisa realizar os serviços de saúde, educação, infraestrutura e limpeza pública com um recurso que não atende a real necessidade dos mais de 300 mil visitantes e veranistas, que circulam pela ilha durante o verão.
 Pedido de Colaboração
 A fim de sensibilizar a população e sobretudo os turistas, a Prefeitura de Vera Cruz tem veiculado, através de carros de som, redes sociais e site oficial do município, um pedido de colaboração para que os visitantes não joguem lixo na rua e mantenham a cidade limpa. A campanha traz como mensagem principal o slogan “Jogue Limpo com a Ilha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *