SalvadorSem categoria

Vereador Palhinha – PP quer Subúrbio Emancipado.

Vereador Orlando Palhinha – PP avalia que a criação de um novo município traria mais chances para que o Subúrbio Ferroviário se desenvolvesse mais rápido.

Com mais de 400 mil habitantes distribuídos em aproximadamente 20 bairros, a Região do Subúrbio Ferroviário de Salvador abriga características próprias que vão deste a primeira Igreja Católica construída em solo Brasileiro, localizada no bairro de Escada, até um dos primeiros balneários de Salvador, o bairro de Periperi, que serviu durante décadas como refugio para os aposentados que buscavam paz e tranquilidade a beira das águas mornas e mansas da Baia de Todos os Santos.
Foi com este olhar que o Vereador Orlando Palhinha – PP falou sobre a votação, no próximo dia 4 de junho, do Projeto de Lei Complementar 416/08, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) que, em tese, devolve a competência para a criação de novos municípios para os estados. Na avaliação do Vereador Palhinha a região da Suburbana reúne todas as condições exigidas na PLC para tornar-se o mais novo município da Região Metropolitana de Salvador.
Radicado na Região da Suburbana, onde desenvolveu toda a sua vida profissional e família, Palhinha frisa que “A suburbana congregou durante muitos anos indústrias como a Cocisa. Possui um comércio forte que tem crescido a cada dia e um poder de consumo que é disputado pelos grandes centros de compras e serviço. Uma boa rede bancária e uma rede de serviços públicos, composta por Hospital, Centros de Saúde, Escolas Públicas, que podem ser ampliadas dentro de um investimento municipal.”.
Outro ponto salientado pelo Parlamentar Pepista é o fato do Projeto de Lei complementar trazer em seu bojo critérios mínimos para a apresentação das propostas de emancipação, “Ao contrario do que era feito anteriormente, a criação de mais um município está atrelada a constatação de que esta região reúne os requisitos sociais e econômicos necessários para o mínimo de sobrevivência.”.
Segue o Vereador, “Para a criação de um novo município no nordeste, a proposta exige que a região possua um mínimo de 7 mil habitantes – O Subúrbio possui cerca de 350 habitantes – É necessário demonstrar a existência de centro urbano, com infraestrutura compatível a um novo município, possuir eleitorado superior à metade de seus habitantes – as três zonas eleitorais localizadas no Subúrbio Ferroviário reúnem cerca de 212 mil eleitores – e arrecadação superior à média de 10% dos municípios do estado e, o que é mais importante, demonstrar a través de estudo técnico a viabilidade econômica da região.”.
O Vereador afirma que, “Se a proposta for aprovada no próximo dia 4 de junho, pretendo aprofundar estas discussões em torno da viabilidade da emancipação do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Acredito que esta será uma boa iniciativa para o povo da suburbana que já provou que tem amor próprio e garra para crescer.”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *