Sem categoriaTecnologia

Será que espelhos realmente invertem as imagens?

Você já deve ter reparado que os espelhos sempre invertem as imagens refletidas. Basta parar na frente de um para perceber que a sua imagem refletida é “oposta” à realidade — logo, se você levantar o braço direito, sua imagem levantará o esquerdo. Mas por que motivos o espelho inverte as imagens na horizontal, mas não na vertical? A explicação para isso é bem interessante.
Será que espelhos realmente invertem as imagens? (Fonte da imagem: iStock)
Ao contrário do que pensamos, a inversão das imagens não acontece de maneira lateral (esquerda e direita). A verdade é que a inversão é feita de “trás para frente” (profundidade). Para entender melhor como isso funciona, vamos dar um exemplo que exige um pouco de concentração.
Imagine que você está em frente a um espelho e que seu corpo pode ser achatado sem causar qualquer problema. Agora, pense que o seu corpo foi sugado até um espelho e em seguida continuou sendo levado para um “mundo virtual” que está após o vidro.
Do outro lado do espelho, as suas costas são sugadas para trás da barriga, fazendo com que você seja completamente invertido nesse eixo. Aproveitando o exemplo do io9, é como se você tirasse uma luva e a colocasse do lado avesso.

Por que pensamos que a inversão é lateral?

Como já dissemos anteriormente, a impressão que temos ao nos posicionarmos em frente a um espelho é de que estamos sendo invertidos lateralmente. Isso se deve ao fato de que estamos falando de um sistema que trabalha com três eixos diferentes, os quais chamaremos de altura, largura e profundidade para facilitar.
Será que espelhos realmente invertem as imagens? (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Os eixos de altura e a largura são refletidos exatamente como chegam até o espelho, mas eixo da profundidade é invertido. Logo, a grande verdade é que não estamos sendo refletidos da maneira errada, mas estamos vendo o reflexo a partir da perspectiva errada.
Não entendeu? A imagem refletida é exatamente igual ao objeto original, bastaria girar um dos dois em 180 graus para que isso fosse visualizado. É só imaginar o seu reflexo sendo girado dessa maneira para você perceber como tudo isso acontece.

Fonte: io9/Tecmundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *