SaúdeSem categoria

AGENDA SEMANAL: COLETA EXTERNA HEMÓVEL

A unidade móvel da Fundação HEMOBA realiza coleta de sangue na Praça Newton Rique, Iguatemi, de hoje (06) a sexta (10). O atendimento acontece das 8:00 às 17:00.
 
O objetivo é ampliar os estoques de bolsas de sangue já pensando na proximidade do carnaval e fidelizar doadores para que estes retornem ao Hemóvel ou a uma das unidades da HEMOBA.  Em Salvador, doadores podem se dirigir ao Hemocentro Coordenador, que fica na Ladeira do Hospital Geral do Estado – HGE, em Brotas, e às unidades de coleta localizadas no Hospital do Subúrbio e no Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, Largo de Roma. São esperados 120 candidatos à doação voluntária de sangue por dia no Hemóvel.
 
Critérios – Para doar, basta estar em boas condições de saúde, estar pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 4 horas, além de evitar alimentos gordurosos. Quem estiver gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não poderão doar. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
 
Andrea Menezes
Assessora de Comunicação
Fundação HEMOBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *